top of page
Foto do escritorJornalista Camisa 24

Obrigado, Botafogo!

Por José Roberto da Camisa 24*

O jornalismo pode escolher a narrativa que usará amanhã. Pode brincar que foi um gol para cada título do Peñarol e exaltar uma campanha que eliminou dois tricampeões (Palmeiras e São Paulo) e um penta (Peñarol). Mas a melhor é que o Botafogo fez em campo hoje foi justiça por tudo que passamos hoje no Rio de Janeiro.


Justiça para o dono do quiosque destruído, saqueado, que perdeu praticamente tudo pelo vandalismo dos torcedores uruguaios. Goll do Savarino aos 5'do 2º tempo..


Justiça para quem correu risco com o incêndio do ônibus ou dependia do seu serviço.Já não nos bastam os que por aqui aterrorizam comunidades inteiras com esse e outros crimes, ainda temos que conviver com quem não sabe torcer, e nem se comportar no país vizinho? Gol do Barbosa, aos 9 minutos, quatro depois do primeiro.


Justiça para o entregador e para o professor, que tiveram suas motos destruídas.uma delas só tinha a primeira prestação paga. Um prejuízo enorme para trabalhadores brasileiros. Quatro minutos depois, novamente, aos 13, Gol do Savarino 3 a 0, impondo de vez a supremacia da Estrela Solitária.


Justiça para quem foi vítima de racismo, para as mulheres asseadas e para quem perdeu seus pertences. Gol do Luís Henrique, craque da seleção brasileira.


Justiça para quem se machucou, foi vítima direta das absurdas cenas de barbárie e violência. Aos 34, Igor Jesus fecha o caixão do pentacampeão e deixa o Glorioso mais próximo da sua Glória Eterna.


É óbvio que nenhum gol paga os danos causados e nem promove a justiça, mas por tudo que fizeram era inaceitável sair daqui com a vitória ou um bom resultado novamente. O 5 a 0 foi histórico, a torcida lembrará para sempre (tal qual outra não esquece um 5 a 0 em semifinal de Libertadores que também ocorreu em um 23 de outubro). Um gol para cada ato de barbárie e violência e que a surra dada em campo simbolize o fim dessas práticas que nada tem.a ver com torcer, menos ainda com esporte. Os torcedores do Peñarol pela terceira vez seguida, no mínimo, foram bem recebidos no Brasil e devolveram a hospitalidade carioca, desrespeitando nosso país e sendo violentos com nossa gente.


Roubaram, Saquearam, Queimaram ônibus, queimaram moto de trabalhador e em campo o Botafogo deu a resposta a eles, que tentaram fazer confusão no final novamente.


O Botafogo foi gigante. Não terá nenhum torcedor do Peñarol voltado para casa sorrido depois que por aqui espalharam terror, violência, dor e lágrimas. Que esses não voltem nunca mais. E que fique claro de uma vez por todas. Todos são bem-vindos no Brasil, desde que em paz e com respeito ao povo brasileiro. 


Sobre o autor


José Roberto Medeiros do Nascimento

Caroca de 40 anos, Fundador do Camisa 24 e do Orgulho Torcedor. Historiador formado pela Universidade Gama Filho, Jornalista formado pela FACHA. Homossexual, apaixonado por futebol, torcedor do Flamengo. Militante por um mundo mais justo e livre de preconceitos desde 1997. Atuou no movimento estudantil por mais de uma década, trabalhou com a institucionalidade e há quase 15 anos trabalha com comunicação sindical e partidária. Atualmente participa de coletivos que lutam pela democracia, popularização e diversidade no esporte cujo nome não será citado, pois as opiniões expressas no Camisa 24 não representam nenhum partido, coletivo, entidade ou coisa do gênero. Representam apenas a opinião de quem as escreve, no caso o José Roberto da Camisa 24.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page